quarta-feira, 30 de abril de 2014

Estreia: Novo 'Homem-Aranha' gira em falso por falta de bons vilões

Diretor talentoso, excelente elenco, concepção visual incrível e um herói extraordinário são qualidades superlativas de "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro". Daí a surpresa ao ver que, no final da projeção, o resultado dessa soma não corresponde às expectativas geradas para esta sequência, que circula em versões 3D, 4DX e 2D.
O primeiro motivo para esse desequilíbrio vem da própria concepção da nova narrativa do herói. Embora tenha sangue novo e a história recomece do zero, os conflitos imediatos não podem ser mudados na origem (os HQs). A sensação é a de que trocaram os limões, mas continuam servindo limonada.
No primeiro filme, tudo se manteve na biografia de Peter Parker (Andrew Garfield). Seus pais (Campbell Scott e Embeth Davidtz) o deixam na casas dos tios (Martin Sheen e Sally Field) e o rapaz ressente-se pelo abandono, apesar do ambiente amoroso em que vive. Quando se torna finalmente o Homem-Aranha, mais uma vez uma produção se debruça sobre a descoberta dos poderes e suas consequências.
O que muda o tom nesta sequência é revelação do como e por que Peter foi deixado para trás e o que isso tem a ver com as aranhas geneticamente modificadas que deram superpoderes ao rapaz e, mais tarde, os darão ao Duende Verde. Mas isso é explicação de fundo, enquanto o herói sofre mesmo é pelo amor de Gwen (Emma Stone), com quem não pode ficar junto, graças à promessa feita ao pai da moça, no final do filme anterior.
Entre o namoro proibido e a luta de vigilante contra o crime, a produção ganha em humor, muito devido à dinâmica entre Andrew e Emma (carismáticos e bons atores, além de serem um casal na vida real). Um relacionamento que dá leveza ao filme, que o diretor Marc Webb sabe como levar - basta lembrar sua competência em "500 Dias com Ela", que assinou.
Não demora muito para aparecer em cena Max Dillon (Jamie Foxx), como um inexpressivo engenheiro elétrico das indústrias Oscorp. Aficionado pelo herói (ele conversa com fotos do Homem-Aranha), ele acaba acidentalmente caindo em um tonel de enguias modificadas, que o tornam capaz de absorver (e se tornar) energia elétrica.
Quando descobre seus poderes e seu ídolo vai confrontá-lo, em meio à lotada Times Square, um erro de comunicação entre os dois faz com que Max inverta os polos e passe a odiar o Homem-Aranha.
Essa é a origem de Electro, numa saída, no mínimo fácil, do roteiro. Aliás, este Electro é uma mistura do personagem das coleções "Ultimate Marvel" e "Marvel Comics", somada às liberdades para sua versão cinematográfica.
Junto a esse conflito, há também a chegada de Harry Osborn (Dane DeHaan), herdeiro da Oscorp e amigo de infância de Peter. Sofrendo de uma doença degenerativa, entende por meio de pesquisas deixadas por seu pai (participação especial de Chris Cooper), que só poderá encontrar a cura com a ajuda do Homem-Aranha.
Trata-se, aqui, de alterar a genética do rapaz, o que ficou provado, com o caso dr. Curt Connor (o Lagarto) no primeiro filme, não ser uma boa ideia.
Com a negativa de Peter Parker em ajudar o amigo, Homem-Aranha ganha mais um poderoso inimigo, o Duende Verde, nascido de uma experiência desastrosa de Harry para salvar a pele e a parafernália belicista criada pela Oscorp.
Equipamentos estes que já dão um vislumbre do que vem por aí, quando são mostradas as armaduras dos vilões Abutre e Doutor Octopus (que formarão o Sexteto Sinistro).
A quantidade de conflitos explodindo na tela também causa desequilíbrio. Como não há tempo para investir na criação dos arqui-inimigos, fica-se com a impressão de resumo. Jamie Foxx e Dane DeHaan, muito bem em seus papéis, parecem subaproveitados.
Esse é o problema de reunir personagens demais apenas para dar gás a sequências e"spin-offs" futuros (filmes só com O Sexteto Sinistro e Venom já foram anunciados).
Situação similar que irritou Sam Raimi (diretor da trilogia estrelada por Tobey Maguire), em 2007, quando os produtores deliberadamente ampliaram o número de personagens para o "Homem-Aranha 3", tornando-o o pior dos três.
Curiosamente, a exibição do clipe de "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" ao final dos créditos de "O Espetacular Homem Aranha 2..." deu margem a muita especulação sobre um possível "crossover" entre os personagens da Marvel X-Men e Homem-Aranha.

O motivo real é o que diretor Marc Webb tem um contrato para fazer mais um filme com a Fox (que detém os direitos de X-Men e Quarteto Fantástico), mas foi igualmente contratado pela Sony para fazer "Homem-Aranha". Para liberar o diretor, a Sony permitiu a propaganda de graça. Só isso.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

G1


FMI aprova 12 mil milhões de euros de assistência financeira à Ucrânia




Este ano a economia da Ucrânia registará uma contração de cinco por cento, mesmo com a ajuda financeira do FMI, tendo em conta, por exemplo, a dívida de 1,5 mil milhões de euros pela faturação do gás natural fornecido pela Rússia




O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um programa de assistência financeira à Ucrânia, a dois anos, no valor de 12 mil milhões de euros, foi hoje anunciado.

Numa altura em que a Ucrânia vive dias de tensão política com a Rússia, o FMI aprovou um plano de apoio financeiro para ajudar "a estabilizar a economia ucraniana"

e "a proteger os mais vulneráveis", sendo a primeira tranche de 2,2 mil milhões de euros.

Este ano a economia da Ucrânia registará uma contração de cinco por cento, mesmo com a ajuda financeira do FMI, tendo em conta, por exemplo, a dívida de 1,5 mil milhões de euros pela faturação do gás natural fornecido pela Rússia.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa







Pela 1ª vez, nível do Cantareira chega na casa dos 10%

Pela primeira vez em sua história, o Sistema Cantareira atingiu uma marca mínima de reserva de água na casa dos 10%. Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que, nesta terça-feira, 29, o patamar chegou a 10,9%, um recorde.

Há exatamente uma semana, o nível estava um ponto percentual mais alto, em 11,9%. Um mês atrás, no dia 29 de março, a situação era ainda melhor, embora já crítica: 13,6%.

Em 29 de abril do ano passado, a situação do Cantareira, que abastece boa parte da Região Metropolitana de São Paulo, era muito diferente. O reservatório computava 63% de volume útil de água. Até aquele dia de abril de 2013, havia chovido na região do sistema 65,4 milímetros.

Por sua vez, em abril deste ano, esse patamar subiu para 85,7 milímetros até esta terça-feira, 29. Mesmo assim, a quantidade maior de água de chuva acumulada não foi suficiente para reverter a tendência de queda do volume reservado.

Multa


A situação deve piorar nos próximos meses de outono e inverno, em geral muito mais secos do que os do restante do ano. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) já fala em adotar uma multa para clientes da Sabesp que gastarem mais água do que a média consumida nos 12 meses do ano passado. Trata-se de uma tentativa de fazer as pessoas usarem menos água, a fim de evitar o esgotamento mais rápido do estoque. A gestão tucana, porém, ainda não determinou quando a medida passa a valer.

Alckmin nega que tenham faltado investimentos em sua administração para a captação de outras fontes para o abastecimento da Grande São Paulo.

Diário do Litoral


Na TV, Dilma anuncia aumento de 10% do Bolsa Família e defende Petrobras

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (30), em pronunciamento na TV pela comemoração do Dia do Trabalhador, um reajuste de 10% nos benefícios do Bolsa Família. Dilma também afirmou que seu governo não vai "transigir" com casos de corrupção e saiu em defesa da Petrobras.

“Assinei também um decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Família recebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do Programa Brasil sem Miséria”, declarou Dilma, programa que, segundo ela, vai garantir que esses cidadãos continuem acima da linha da extrema pobreza, definida pela Organização das Nações Unidas. O programa garante às famílias renda mínima de R$ 70 por pessoa. No início deste ano, o valor médio do pagamento aos beneficiários do Bolsa Família era R$ 150,60.

O discurso foi recheado de respostas a críticas que seu governo vem sofrendo. E, para rebater, a presidente anunciou medidas como correção da tabela do IR e compromisso de dar continuidade à política de reajuste real ao salário mínimo. Ela falou ainda que a inflação estará sob controle e disse que os aumentos são "localizados" e "temporários".
Veja a íntegra do pronunciamento:



A presidente também falou sobre casos de corrupção envolvendo a Petrobras, prometeu apurar as irregularidades e punir os responsáveis, mas disse que não permitirá que objetivos políticos prejudiquem a imagem da estatal. “Não transigirei, de nenhuma maneira, em combater qualquer tipo de malfeito ou atos de corrupção, sejam eles cometidos por quem quer que seja. Mas igualmente não vou ouvir calada a campanha negativa dos que, para tirar proveito político não hesitam em ferir a imagem dessa empresa que o trabalhador brasileiro construiu com tanta luta, suor e lágrimas”, disse.

E continuou: "O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com o máximo rigor, mas não podemos permitir, como brasileiros que amam e defendem seu país, que se utilize de problemas, mesmo que graves, para tentar destruir a imagem da nossa maior empresa."

Dilma lembrou os pactos firmados após as manifestações de junho e disse que já produziram resultados. Na educação, a lei que permitirá que a maior parte dos royalties e dos recursos do pré-sal sejam aplicados na educação foi aprovada. Na saúde, o programa Mais Médicos viabilizou a chegada, em seis meses, de mais de 14 mil médicos em 3.866 municípios, oferecendo uma cobertura de atenção básica para 49 milhões de brasileiros.

“Foi assim que encaminhei ao Congresso Nacional uma proposta de consulta popular para que o povo brasileiro possa debater e participar ativamente da reforma política. Sempre estive convencida que sem a participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige. Por isso, além da ajuda do Congresso e do Judiciário, preciso do apoio de cada um de vocês, trabalhador e trabalhadora”, disse.
Com Reuters e Agência Brasil


Dicas importantes para cuidar de sua Saúde Financeira

1 A procrastinação: Na segunda-feira eu começo

Montar um orçamento, cortar gastos, escolher aplicações financeiras, ler sobre investimentos e acompanhá-los dá trabalho, isso é fato. Por isso mesmo, até quem é dotado de imensa boa vontade para

organizar as próprias finanças e multiplicar o patrimônio sofre do hábito de adiar o início dos trabalhos indefinidamente. O primeiro passo nunca é dado hoje, mas na segunda-feira, no ano que vem, quando eu ganhar um aumento, ou na melhor das hipóteses, amanhã.
2 A preguiça: Ah, dá muito trabalho! Vou permanecer onde estou

Dá trabalho mesmo. Consumir, poupar e investir bem dá trabalho sim. Formar poupança leva tempo; consumir de maneira inteligente requer pesquisa de preços e resistência a certas tentações; pegar um financiamento exige pesquisa de taxas em diferentes instituições financeiras; e investir bem precisa de certo estudo sobre as opções de investimento, entendimento dos riscos e a busca da melhor instituição financeira para o seu objetivo.
Toda essa pesquisa de preços e empresas pode desestimular muita gente. O resultado pode ser a solução financeiramente mais venenosa: a opção por uma aplicação financeira de baixo rendimento e altas taxas, no seu próprio banco, indicada por um gerente que deseja bater metas, mas que não necessariamente vai indicar a aplicação mais adequada ao seu perfil; a compra de um produto caro na primeira loja em que se entra; ou a adoção das linhas de crédito mais caras – e cômodas – do mercado: o cartão de crédito e o cheque especial.

3 O imediatismo: Aposentadoria? Eu quero é juntar dinheiro para viajar!

Muito se fala sobre investir para o longo prazo – tanto para pagar menos na compra de um bem à vista ou com o mínimo de financiamento, quanto para garantir uma aposentadoria confortável ou ainda obter a melhor rentabilidade com produtos financeiros mais arriscados e de maior retorno.
Mas falar é fácil. Na prática, a maioria das pessoas está mais preocupada em juntar dinheiro para viajar nas próximas férias ou com o limite do cartão de crédito do que propriamente em poupar para prazos mais longos. O consumo imediato nos parece muito mais atraente do que o conforto no futuro distante. Quem nunca ouviu chavões como “a vida é curta”, “é preciso viver o agora” ou “viva o dia de hoje como se fosse o último”?

4 O “mimimi”: Eu não ganho o suficiente para enriquecer & etc.
Realmente a renda é um fator limitador para o quanto uma pessoa pode enriquecer. Mas não é preciso ter uma renda altíssima para fazer algo de bom pela sua vida financeira. Muitos problemas financeiros, como alguns casos de endividamento, consumo excessivo ou péssimas escolhas de investimento, são mais um problema de organização e disciplina do que propriamente de renda.
Ainda assim, reclamar dos desafios parece ser mais fácil. Quem nunca disse – ou ouviu – uma das seguintes “desculpas” ao se falar sobre poupança, investimentos e planejamento financeiro: “eu ganho pouco”, “não tenho tempo”, “dá muito trabalho” ou “já aceitei que vou morrer pobre mesmo”?

5 O comodismo: Ele tem talento para ganhar dinheiro, mas eu não
Na opinião do consultor financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil, uma das maiores falácias que levam à imobilidade na vida financeira é o mito do talentoso. Trata-se da crença de que se alguém tem sucesso profissional e financeiro é porque essa pessoa tem talento, é abençoada ou tem sorte.
“Ninguém nasce campeão. O campeão precisa de preparo. A gente cultua quem tem dom, o grande craque, mas mesmo um Pelé, que nasceu com talento, se não tivesse sido preparado não chegaria lá”, diz Calil. Para ele, essa é uma crença limitadora clara para quem quer ganhar mais dinheiro e ter uma vida financeira saudável. Afinal, se o outro leva jeito para ganhar dinheiro e você não, você não precisa nem se dar o trabalho de tentar.
6 A ganância: Quero pôr todo o meu dinheiro no investimento mais rentável do momento
Não são poucas as histórias de pessoas que venderam tudo o que tinham para investir no que seria a sua grande tacada. Algumas concentram todo o dinheiro em ações e outros produtos financeiros altamente arriscados; outras acreditam em promessas de rentabilidade irreais ou esquemas para ganhar dinheiro fácil que se revelam fraudes. Há ainda aqueles que investem na aplicação mais rentável do último ano, sem atentar para o fato de que as condições econômicas mudam e que os investimentos mais rentáveis no passado não necessariamente serão os mais rentáveis no futuro.
7 A demonização do dinheiro: Se ele tem dinheiro, boa coisa não deve ser!
Calil cita frequentemente que uma das crenças mais limitadoras da vida financeira saudável é a aversão que muitas pessoas, notadamente no Brasil, têm ao dinheiro. O dinheiro frequentemente é visto como algo sujo, que corrompe as pessoas. Mas segundo o consultor, o dinheiro em si não é bom nem mau.
Aqueles que endeusam o dinheiro de fato podem acabar desenvolvendo um comportamento ganancioso e antiético para obtê-lo. Mas isso não necessariamente ocorrerá com aqueles que enxergam o dinheiro como o que ele de fato é: um instrumento para se alcançar alguns sonhos. “Muita gente gosta de dizer ‘Sou uma pessoa simples, me contento com pouco’. Mas ter dinheiro não tem nada a ver com se contentar com pouco ou ter bom caráter”, diz Calil.





Uso consciente do cartão de crédito!

Muita gente acha, por exemplo, que o cartão de crédito exclui qualquer tipo de uso do dinheiro, e começa a usá-lo em qualquer lugar para comprar qualquer coisa. No entanto, mesmo parecendo óbvio, tudo aquilo que está sendo gasto… deverá ser pago de alguma forma!

E ai surgem as dívidas… e as bolas de neve.

Um dos conselhos básicos para economizar no cartão de crédito é se programar e saber até quanto você pode gastar, e como você poderá pagar. Não adianta nada, por exemplo, você possuir um limite de compras enorme, e não ter renda o suficiente para pagar pelo que compra.

Outra regra bastante difundida para economizar no cartão é fugir do pagamento do mínimo. Quando as pessoas estão com uma dívida enorme, e encontram um valor reduzido no topo da fatura, é certo que pensarão em pagar esse último. Ao fazer isso, no entanto, você pagará apenas uma parte daquela fatura, o que ficará acumulado na próxima. Além disso, o pagamento do mínimo não está livre dos juros, que variam de acordo com o plano escolhido ao requisitar o cartão.


Outro ponto que vale ficar atento é no que diz respeito à anuidade, o valor anual que você paga por contratar os serviços do cartão de crédito. A regra é simples: quanto maior o limite do cartão, maior será a anuidade paga por ele.


Portanto, não transforme seu cartão de crédito em uma navalha! Você pode utilizar de todos os benefícios e ainda por cima fugir das dívidas eternas.

E você, tem alguma outra dica para economizar no cartão de crédito? Compartilhe com a gente!

aprendaseguros


Garoto com câncer terminal arrecada mais de R$11,4 milhões para instituição de caridade

No último dia 22 de abril, ou seja, há sete dias, Stephen Sutton deu um grande susto em seus mais de 502 mil seguidores. Ele postou uma foto em que aparece com os polegares para cima e disse, na legenda, que aquele era o último sinal de positivo da sua vida. “É uma pena que termine tão repentinamente. Ainda existem muitas pessoas de quem eu não me despedi ou agradeci apropriadamente. E muitos projetos empolgantes que eu não consegui executar. Todos os posts nesta página serão feitos a partir de agora por um membro da família. Gostariam que todos soubessem que estou bem mentalmente e lidando bem com a situação”, afirmou ele na publicação.

Mas, ao que tudo indica, Stephen se precipitou. Nesta terça-feira, 29, ele apareceu com notícias mais animadoras. Em umas delas, também com uma foto de polegar para cima, bem sorridente, ele diz: "realmente pensei que aquele seria o adeus, mas uma semana depois continuo aqui! Apesar de meu tempo na terra ter sido reduzido pela doença, parece que vou continuar aqui por enquanto. Embora os tumores não tenham regredido, minha respiração está boa e não há outros problemas de saúde associados. Os médicos estão trabalhando em um plano para me dar mais conforto no futuro próximo. Algo que há uma semana parecia impossível”, relatou o jovem. Ele conta ainda que vai passar por uma cirurgia, que seria impensável há alguns dias, quando estava muito fraco.

A história desse adolescente britânico tornou-se muito importante para milhares de pessoas quando, em 2013, ao ter a confirmação de que não seria possível uma cura, ele decidiu fazer uma lista de 46 'coisas para se fazer antes de partir'. Entre elas, estavam fazer uma tatuagem, abraçar um elefante, participar de um filme, pular de paraquedas, tocar bateria para uma multidão e arrecadar recursos para uma instituição de caridade. No caso da última promessa, ela não só foi cumprida, como alcançou a impressionante marca de £3,1 milhões, ou seja, R$11,47 milhões, que serão direcionados à instituiçãoTeenage Cancer Trust, dedicada a melhorar a vida dos jovens com câncer.

http://www.diariodepernambuco.com.br/


Homem transtornado arranca os próprios testículos no meio da rua

Um Fato chocou moradores do Bairro Bela Vista, na Cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, na Manhã Desta terça-feira (29).
Um Homem, Nao identificado, Sentou nu na calçada e Demonstrando Estar transtornado, decepou OS próprios testículos. Populares assustados com a cena chamaram a Polícia Militar (PM), Opaco socorreu O Homem do Pará o Hospital da Cidade. de acordo com OS Policiais, O Homem demonstrava Estar Solúcar Efeito de Sândalo Tipo de droga. . Localidade: Não HÁ Informations sobre o Seu Estado de Saúde.

Bocão Notícias 

Fonte: Rodrygo Ferraz



CRIME: Em Recife, homem é preso em flagrante após ejacular em mulher no cinema

Um mês depois de ter se masturbado e ejaculado sobre a perna de uma mulher, numa sala de cinema do Shopping Plaza, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, o auxiliar de serviços gerais desempregado Jesuíno Costa Paredes, de 56 anos, voltou a atacar, no último sábado (26) e foi preso em flagrante. Ele era considerado foragido, pois tinha mandado de prisão pendente por outro crime semelhante em 2011, no cinema de um shopping de Boa Viagem, Zona Sul. Portanto, responderá por três crimes de estupro.

O delegado titular de Casa Amarela, Paulo Berenguer, explicou que com a Lei 12015/2009, o crime de atentado violento ao pudor deixou de existir, igualando-se ao de estupro, por isso a qualificação. “O crime prevê pena de 6 a 10 anos de prisão, podendo ser julgado um a um e somadas as penas ou tido como crime de continuidade, o que elevaria a pena entre um a dois terços.”

Conforme o policial, a imagem do suspeito já havia sido identificada por câmeras de segurança do shopping e confirmada por uma advogada de 26 anos que foi vítima dele no dia 29 de março, por volta das 19h, no cinema do Plaza, quando assistia ao filme Alemão. Na ocasião, ela chamou os seguranças e ele se escondeu em outra sala por cerca de duas horas e meia, até conseguir fugir.

Seis vídeos solicitados pela polícia ao estabelecimento mostram o homem saindo (às 22h42) da sala onde se escondia, chamando e entrando no elevador (onde ficou de cabeça baixa o tempo todo) e saindo do local para pegar uma mobilete estacionada num matagal próximo. “A vítima reconheceu a imagem e enviei um alerta aos seguranças do shopping, pois geralmente esse tipo de criminoso volta para praticar o mesmo crime e foi o que aconteceu”, informa o delegado.

No último sábado, por volta das 18h, os seguranças identificaram o suspeito entrando no cinema do centro de compras e ligaram para o delegado. “Pedi que ficassem monitorando o homem até chegarmos e trazê-lo para a delegacia, a fim de tentarmos obter sua confissão, mas quando chegamos ele já tinha cometido outro crime e sido retido pelos seguranças”, relatou Berenguer. A vítima tinha a mesma faixa etária da anterior e assistia ao filme Capitão América.

Questionado se o novo caso não poderia ter sido evitado, já que o suspeito havia sido identificado, o delegado esclareceu: “A fotografia fora reconhecida, mas ainda não tínhamos sua identificação. A ideia era publicar a foto para obtermos essa informação”, disse. “Mas vale salientar que uma pessoa só pode ser presa se for pega em flagrante ou por meio de mandado de prisão.”

Jesuíno foi levado à Central de Flagrantes, onde admitiu os crimes. “Ele disse que gostava, ficava excitado, e que era acostumado a fazer isso em cinemas pornôs do Centro da cidade”, destacou o policial, acrescentando que a calça do acusado e roupas das vítimas foram recolhidas para exames biológicos do sêmen nas peças. O homem é solteiro.

O modo de agir do homem seria o mesmo em todas as ocasiões. “Ele se aproxima de uma mulher sozinha, pergunta se a cadeira está livre e se senta. Começa a se masturbar e ejacula nela. Se ele se masturbasse sem importunar ninguém, seria enquadrado por ato obsceno”, explicou.


( Do NE 10 )


Campinas recebe primeira Fatec e está com inscrições abertas

Curso Superior Gratuito
O período de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo já está aberto e segue até o dia 14 de maio. Uma das novidades do Vestibular para o 2.º semestre de 2014 é a oferta do primeiro curso de graduação tecnológica a distância: Gestão Empresarial. O programa foi desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O Vestibular oferece 14.605 vagas - esse número inclui as 1.120 vagas para a modalidade a distância -, distribuídas entre os 71 cursos gratuitos de tecnologia das 63 Fatecs -, o que representa um crescimento de 2.050 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (12.555).

Outras novidades

* As Fatecs de Assis, Bebedouro, Campinas e Itapira passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 40 vagas, à noite, para os cursos de Gestão Comercial, Logística, Processos Químicos e Gestão da Tecnologia da Informação, respectivamente.

* Educação a Distância (EaD) - As 1.120 vagas para o curso de graduação tecnológica de Gestão Empresarial nesta modalidade estão distribuídas entre as 20 Fatecs, credenciadas como pólos de EaD, localizadas nos municípios de Barueri, Botucatu, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jundiaí, Marília, Mococa, Osasco, Ourinhos, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São Paulo (Fatecs São Paulo e Tatuapé), Sertãozinho, Taquaritinga e Taubaté.

* Do total de 71 cursos de graduação tecnológica oferecidos, 3 são inéditos:

- Geoprocessamento, na Fatec Jacareí (40 vagas à noite);

- Instalações Elétricas, na Fatec São Paulo, Capital (40 vagas de manhã);

- Marketing, na Fatec Sebrae, Capital (35 vagas à noite).

* Três Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:

- Fatec Jales - Gestão Empresarial (40 vagas, à noite);

- Fatec Piracicaba - Alimentos (40 vagas, à noite);

- Fatec São Roque - Gestão de Turismo (30 vagas, à noite);

* A Fatec de Bragança Paulista vai implantar nova turma para o curso de Gestão Financeira (35 vagas, à noite)

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Entre 14 de abril e 14 de maio, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo sitewww.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro) em qualquer agência bancária.

No ato da inscrição o candidato escolherá um curso em 1ª opção e poderá colocar como 2ª opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de 1ª opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de 1ª opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período. A prova será feita no dia 15 de junho.

O Manual do Candidato, que traz datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site para download gratuito.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus - acréscimo de pontos à nota final obtida no exame do Vestibular - de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.





Dívidas altas, inadimplência, demissões...Brasil pode ter "bolha automobilística"

Detroit, a cidade símbolo da indústria automotiva, pediu falência no ano passado. O maior município insolvente da história americana ficou devendo cerca de US$ 20 bilhões ao entrar com pedido de falência. Alguns anos antes,
Chrysler e General Motors fizeram o mesmo procedimento. O governo americano chegou a
comprar participação nas empresas, que deram um cavalo de pau para se modernizar o voltar a ter saldo positivo na última linha de seu balanço anual. Tiveram de fabricar produtos mais modernos e menos poluentes, mas isso não livrou Detroit da bancarrota.

Pois no Brasil o governo federal age como sócio das fabricantes de carros há um bom tempo sem exigir avanço algum dos veículos. Basta a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) chorar feito uma criança mimada para o Planalto agir como uma mãe coruja. Conseguiram atrasar por anos as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente que exigiam motores capazes de rodar com combustível mais limpo, por exemplo.

A Anfavea voltou a ter problemas. O mercado interno está saturado - um passeio por São Paulo às 18h ilustra bem a situação - e as exportações estão paradas na louca aduana Argentina. A entidade que representa as montadoras abriu o berreiro.

Para não deixar seu setor dileto com problemas (o PT tem ligação umbilical com esse setor, é bom lembrar) a administração Dilma Rousseff estuda ampliar o prazo de financiamento para até cinco anos, redução de exigências para empréstimos bancários e incentivos para baixar o valor mínimo das entrada.

Longe de mim querer rogar praga, mas ninguém do BC ou do Ministério da Fazenda vai falar em bolha? O Ministério das Cidades não vai reclamar que a mobilidade urbana está com graves problemas até nos pequenos municípios? O Meio Ambiente não se queixará da poluição que será provocada com mais esse incentivo? Com ar mais sujo, significa mais doenças respiratórias, logo o Ministério da Saúde poderia também se posicionar contra essa medida. Mas não. Nada é dito em contra dos interesses das montadoras.

Se bobear, o setor automotivo conseguirá até mudar as leis trabalhistas. Elas querem que os empregados afastados tenham a conta dos salários dividida com governo, empresas e trabalhadores. Com o governo desesperado pelo PIB raquítico projetado para este ano, não me surpreenderia se um estado de exceção à CLT fosse erguido para as companhias desse segmento.

Carros são interessantes para o governo por serem máquinas movidas à impostos. Cerca de 40% do preço na bomba da gasolina vem dos impostos. Isso sem contar nas multas, pedágios, autopeças, manutenção, seguro obrigatório e privado, custos burocráticos no Detran, IPVA, etc. O poder público ficou viciado nos automóveis.

É inaceitável essa dependência. Pelo bem das contas públicas, que não podem ficar reféns de um grupo pequeno de empresas, o governo precisa incentivar urgentemente segmentos diferentes, de preferência mais inteligentes e que possam dar ao País competitividade no mercado internacional. O exemplo de Detroit deveria servir de alerta.
http://www.eleconomistaamerica.com.br/


Sobe para 100 número de mortos no atentado de Homs

Ativistas sírios elevaram nesta quarta-feira, 30, para pelo menos cem o número de mortos em um duplo atentado cometido nesta terça, 28, com carros-bomba em um bairro de maioria alauita, seita a qual pertence o presidente da Síria, Bashar al Assad, na cidade de Homs.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, entre as vítimas fatais há 79 civis, alguns deles menores de idade, e 21 milicianos pró-regime.

O governador de Homs, Tala al Barazi, rebaixou o número de mortos para 55 e informou que 111 ficaram feridos no ataque, ocorrido na rotunda do distrito de Abassiya, que conduz ao bairro de Al Zahra.

O atentado foi reivindicado hoje pelo Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria.

Em comunicado divulgado na internet, os jihadistas explicaram que conseguiram burlar as rígidas medidas de segurança na zona, onde há vários postos de controle, câmaras de vigilância e barreiras.

A nota, cuja veracidade não pôde ser comprovada, acrescentou que a Frente al Nusra colocou dois carros-bomba na principal rua do bairro "xiita" de Abassiya.

O grupo assegurou que a explosão do primeiro veículo deixou um grande número de vítimas entre os "shabiha" -milicianos pró-governo- e quando as equipes de resgate se aproximaram do lugar para socorrer os feridos o segundo carro explodiu "para abater os sobreviventes".

O texto termina com uma ameaça aos alauitas e seus colaboradores, que "aprenderão com seus erros".

O ataque aconteceu em meio ao período de registro para candidatos às eleições presidenciais sírias, convocadas para 3 de junho.


http://atarde.uol.com.br/


Companhia que procura avião malaio desaparecido encontra restos no golfo de Bengala

A companhia de exploração marinha «GeoResonance» anunciou que durante a busca do aparelho da «Malaysian Airlines», desaparecido a 08 de março, encontrou vestígios que podem ser de um avião comercial na golfo de Bengala, foi hoje noticiado.

«Os restos não estavam no local quando o (voo) MH370 desapareceu. Não estamos a dizer que é o MH370, mas acreditamos tratar-se de uma pista que deve ser seguida», indicou o porta-voz da empresa, David Pope, de acordo com o diário malaio The Star.

Pope disse que as buscas foram iniciadas a 10 de março, dois depois do desaparecimento do avião com 239 pessoas a bordo, e explicou ter sido usada tecnologia de deteção de submarinos e ogivas nucleares.

Diário Digital / Lusa


AGU e Secretaria de Portos abrem concurso para 100 vagas de até R$ 5,3 mil

Instituto IDECAN publica edital de abertura do concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) e Secretaria de Portos da Presidência da República. São 100 vagas de nível médio e superior dentro da instituição, com salários de até R$ 5.300,00.
A Advocacia Geral da União e a Secretaria de Portos da Presidência da República acabam de publicar no Diário Oficial da União, edital de abertura do seu concurso público para 2014. O certame, que está a cargo do Instituto Idecan, tem a finalidade de selecionar 100 candidatos, de nível médio e superior para atuação em cargos de Analista e Técnico na instituição. De acordo com o edital, a lotação das vagas é apenas em Brasília-DF.

A Advocacia Geral da União preencherá cargos de Analista de Sistemas (10), Analista Técnico Administrativo (34), Bibliotecário (3) e Técnico em Comunicação Social (3), que exigem nível superior; e de Técnico em Contabilidade (10), para candidatos de nível médio/técnico.

Já a Secretaria de Portos da Presidência da República abre vagas de Administrador (4), Analista Técnico Administrativo (15), Contador (2), Economista (2), de nível superior; e de Agente Administrativo (10) e Técnico em Contabilidade (7), de nível médio/técnico.

Os nomeados terão remuneração entre R$ 2.818,02 e R$ 5.334,90 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos interessados em participar do certame devem acessar o site do Idecan do dia 07 ao dia 18 de maio de 2014, preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 45,00 para cargos de nível médio/intermediário e de R$ 60,00 para cargos de nível superior. A inscrição gerará uma Guia de Recolhimento da União que poderá ser reimpresso e pago até a data final das inscrições.

Os inscritos serão avaliados por prova objetiva, com 80 quasetos de múltipla escolha, sobre conhecimentos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos da área de atuação escolhida pelo candidato no momento da inscrição. As provas terão caráter eliminatório e classificatório e acontecerão na data provável de 8 de junho de 2014, na cidade de Brasília-DF.

O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual prazo, a critério da AGU e da SEP.
Acheconcursos


Portugal: Trabalhadores do sexo concentram-se em Lisboa e Porto

Trabalhadores do sexo e ativistas realizam às 00:15 de quinta-feira uma concentração em Lisboa e Porto pela dignificação e reconhecimento do trabalho sexual em Portugal, onde existe um vazio legal.

"Trabalho sexual é trabalho" é o slogan da iniciativa, que consiste na abertura de guarda-chuvas vermelhos às 00:15 de quinta-feira, na Praça dos Leões, no Porto, e no Cais do Sodré, em Lisboa, seguido de uma passeata pelas zonas envolventes para distribuírem panfletos.

A iniciativa é organizada pela Rede sobre Trabalho Sexual (RTS), da qual fazem parte a maioria das organizações que intervêm diretamente com os trabalhadores do sexo, e vai contar com estes profissionais, como prostitutas, atores de filmes pornográficos e funcionários de cal centres eróticos, ativistas e investigadores que trabalham nesta área.

A manifestação tem como objetivo "chamar a atenção para os direitos destas pessoas que não estão assegurados, tendo em conta que o trabalho sexual não é considerado um trabalho", disse à agência Lusa Sandrine Dias, membro da comissão organizadora do evento e assistente social numa organização não-governamental do Porto.

Segundo Sandrine Dias, a prostituição em Portugal tem um vazio legal, apesar de não ser crime, não está contemplado no Código do Trabalho, por isso estes trabalhadores "não têm direitos, nem deveres".

"Não tem direito a um contrato de trabalho, férias, baixa por doença, como não tem direito em fazer descontos face à sua atividade profissional", adiantou, defendendo a necessidade dde uma regulamentação.


http://www.dn.pt


Entrega de declaração de Imposto de Renda faltando dados pode causar transtornos ao contribuinte

Muitos são os contribuintes que na hora de declarar o Imposto de Renda tem a preferência de fazer a declaração incompleta para assim evitar cair na malha fina, geralmente esses optam por fazer a declaração retificadora para completar os dados restantes, mas isso pode causar transtornos ao contribuinte que pode acabar pagando uma taxa maior do que a que pagaria se optasse por entregar a declaração completa.

As taxas que são pagas ao Imposto de Renda são divididas em parcelas e a primeira delas vence logo após o término do prazo estipulado para entrega, que nesse ano é no dia 30 do mês de abril, essas taxas são corrigidas pela Selic em vigor, como essa taxa está alcançando um valor maior do que a do rendimento da poupança, o preço que o contribuinte pode pagar ao entregar a declaração incompleta pode ser ainda mais alto.

De acordo com especialistas o contribuinte corre um sério risco ao entregar a declaração faltando dados, pois a taxa a pagar pode ser ainda maior, a declaração incompleta só é válida para contribuintes que não tem imposto a pagar, já para os que possuem valor para pagamento o melhor mesmo é entregar a declaração completa, porque se o contribuinte entrega o documento e tem um valor total a pagar de R$ 300, a declaração incompleta pode gerar um valor inferior, o que faz com essa pessoa, após fazer a declaração retificadora, gere um novo valor a pagar, porém este virá acrescido de multa já que este valor deveria estar embutido no pagamento da primeira parcela.

Sendo assim é melhor que o contribuinte evite preocupações futuras e se planeje para enviar a declaração de maneira completa, já que assim se houver um valor a pagar, o indivíduo fica livre de reajustes no valor por conta de multas, para aqueles que não possuem valor a pagar, entregar a declaração incompleta para depois fazer a retificadora, até funciona, mas o melhor ainda é entregar a declaração completa dentro do prazo.


Maduro anuncia aumento de 30% no salário mínimo

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou terça-feira um aumento de 30% já a partir de 01 de maio do salário mínimo e das pensões dos venezuelanos.

"Decidi aumentar o salário mínimo nacional e as pensões em 30%, para levar o salário e as pensões a níveis de defesa necessários para a vida do nosso povo", disse.

Segundo o Presidente, o novo salário mínimo dos venezuelanos será de 4.251,78 bolívares (bs), mais 1.351 Bs que serão pagos através de senhas de alimentação, o que totaliza 5.602,78 Bs.

Na Venezuela existe um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e tem atualmente três diferentes tipos de cotação oficial para o dólar: 6,30 Bs, 10,00 Bs e 49,94 Bs, aplicados a alguns alimentos e medicamentos, turismo, e a bens não prioritários, respetivamente.

Já no mercado paralelo de divisas, o valor por cada dólar norte-americano é de cerca de 69,00 Bs, mas é proibido divulgar esta cotação localmente.

Nicolás Maduro lembrou que este ano já procedeu a aumentos de 43% do salário mínimo e prometeu voltar a avaliar a situação no último trimestre de 2014.


http://www.dn.pt/


"'Volta Lula' é uma situação normal", diz Dilma

Vinte dos 32 deputados do Partido da República (PR), que apoia a presidência de Dilma Rousseff, assinaram um manifesto no qual defendem o regresso do ex-presidente Lula da Silva ao poder. Dilma está em queda nas sondagens.

"Certo de que o Brasil precisa inaugurar um novo ciclo virtuoso de crescimento

pela via da conciliação nacional, entendemos que o
momento de crise, dentro e fora do país, reivindica a força de uma liderança política com a experiência e o brilho de Luiz Inácio Lula da Silva, no comando da nação brasileira novamente", diz um trecho do manifesto lido pelo líder do PR na Câmara dos Deputados, Bernardo Santana de Vasconcellos.

Uma sondagem divulgada esta terça-feira revela uma queda nas intenções de voto em Dilma Rousseff (que ainda não é oficialmente candidata à reeleição). A Presidente surge na sondagem do instituto MDA com 37% das intenções de voto (em fevereiro era de 43,7%, o que representa uma queda de 6,7 pontos percentuais). O pré-candidato do Partido da Social Democracia Brasileira, Aécio Neves, subiu de 17% para 21,6%. E o provável candidato do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos, subiu de 9,9% para 11,8%. Esta sondagem confirma a tendência de outros inquéritos de opinião.

Segundo Vasconcellos, o manifesto não pode contudo ser lido como uma rejeição à Presidente nem como um rompimento com o Governo. "Nós continuamos apoiando a Presidente Dilma. Achamos que ela fez um Governo excepcional, honrou o legado do Lula, mas estamos com uma crise, que não é culpa dela, é uma crise mundial terrível e que exige na nossa opinião uma pessoa com a experiência que o [ex] presidente tem", disse o deputado aos jornalistas, depois de ter sido questionado em relação à ideia de que Dilma estava a ser posta de lado. O PR terá em junho a sua convenção nacional na qual determinará que candidato às presidenciais irá apoiar.

Na primeira vitória de Lula, o PR teve um papel importante ao indicar para o cargo de vice-presidente José Alencar (que morreu em março de 2011), um conhecido empresário que ajudou a dissipar os temores com a eleição do PT para a Presidência. Em nome dessa aliança de 2002 é que o PR sugere agora o regresso de Lula. Na atual gestão, o partido está à frente do Ministério dos Transportes.


http://www.dn.pt/


terça-feira, 29 de abril de 2014

Protesto contra a Copa na zona leste reúne 500 pessoas em São Paulo

Pela primeira vez longe do centro expandido da cidade, o sexto Ato Contra a Copa do Mundo nesta terça-feira (29), em São Paulo, recebeu 3,7 mil confirmações no Facebook até o seu início oficial, marcado para 19hs no Metrô Tatuapé, na zona leste. Às 19h30, no entanto, havia cerca de 500 manifestantes de acordo com a Polícia Militar.

Com o lema “Se não tiver direitos não vai ter Copa”, os manifestantes se encontraram no metrô sob a escola da polícia, que protegia especialmente o acesso do metrô ao shopping e ao terminal de ônibus.

Antes mesmo da caminhada iniciar, três menores, portando facas e estiletes, foram levados para o 30° Distrito Policial. Até aquele momento, um grupo de black blocs havia queimado uma bandeira do Brasil e um álbum de figurinhas da Copa, aumentando a apreensão dos policiais, espalhados por toda a região.

Depois de negociar com a PM, os manifestantes finalmente saíram em caminhada pela zona leste por volta das 20h30. A intenção do grupo era avançar até o centro da cidade, mas como a PM impediu o acesso pela Radial Leste, eles foram em direção ao Complexo Viário Padre Adelino até finalmente chegar à Radial, que ficou bloqueada na altura do Metrô Belém.

Outros atos

Este foi o sexto protesto paulista, o quinto com participação policial da chamada "tropa do braço" ou "tropa ninja, que ao atuar pela primeira vez, em 22 de fevereiro, no segundo ato do ano, causou polêmica ao realizar a detenção de cerca de um quarto dos manifestantes e agressão a jornalistas.

Na quinta manifestação,aA Polícia Militar prendeu 54 manifestantes no dia 15 de abril. Enquanto a Polícia Militar frisou as três agências bancárias depredadas, os manifestantes reclamaram a virulência dos soltados e o grande número de pessoas feridas.

O primeiro protesto do ano aconteceu no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, e terminou com cerca de 130 detidos e um jovem baleado. Houve confronto com a Tropa de Choque e depredação de estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Além de São Paulo, pelo menos outras doze capitais realizaram protestos contra a realização da Copa do Mundo na mesma data.

O terceiro contra a Copa aconteceu no dia 13 de março e teve cinco detidos e um princípio de tumulto entre manifestantes e a Tropa de Choque na avenida Paulista. Cerca de 1,5 mil ativistas participaram do protesto e 1,7 mil policiais foram mobilizados. O último ato que aconteceu no dia 27 de março foi pacífico e não teve confronto nem detidos.




Taxa de juros do crédito para famílias sobe pelo terceiro mês seguido

A taxa de juros do crédito para as famílias subiu pelo terceiro mês seguido. De fevereiro para março, a taxa subiu 0,2 ponto percentual e chegou a 41,6% ao ano. No caso das empresas, a taxa ficou estável em 23,1% ao ano, informou hoje (29) o Banco Central (BC).

A inadimplência ficou estável tanto para empresas (3,3%) quanto para famílias (6,5%). O BC considera inadimplência atrasos superiores a 90 dias.

Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), as taxas de juros subiram para empresas e famílias. No caso das pessoas jurídicas, a alta ficou em 0,1 ponto percentual, com taxa de 8% ao ano. Para as famílias, a taxa subiu 0,8 ponto percentual e chegou a 8% ao ano.

A inadimplência do crédito direcionado subiu 0,1 ponto percentual para empresas e famílias e ficou em 0,5% e em 1,8%, respectivamente.

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,759 trilhões, com aumento de 1% no mês e 13,7%, em 12 meses. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o crédito correspondeu a 55,9%, ante 55,8% de fevereiro e 54,1% de março de 2013.


Número de famílias endividadas sobe em abril, diz CNC

 O número de brasileiros endividados cresceu na passagem de março para abril, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), nesta terça-feira (29).

A fatia de famílias que relataram ter dívidas alcançou 62,3% em abril, ante os 61,0% de março.

No entanto, o total de endividados ainda foi menor do que o verificado em abril de 2013, quando somava 62,9% das famílias.

 A pesquisa da CNC considera como dívidas as parcelas a vencer entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Inadimplentes

Em abril, cresceu também o porcentual de famílias inadimplentes. A proporção que declarou possuir dívidas ou contas em atraso passou de 20,8% em março para 21% em abril. Em relação a abril do ano passado, o total de famílias inadimplentes ainda foi maior, de 21,5%.

Já o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar as contas ou dívidas em atraso foi de 6,9% em abril, ante 7,1% em março. Em abril do ano passado, essa fatia que continuaria inadimplente totalizava 6,7%.


R7


Protestos no Rio resultam em um morto e ônibus destruídos

Dois protestos na noite passada (28), o primeiro no morro do Chapadão, em Costa Barros; e o segundo, no Complexo do Alemão, ambos no subúrbio do Rio, resultaram na destruição de nove ônibus urbanos incendiados, além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Alemão depredada, um morto, um ferido, quatro adultos presos e dois menores apreendidos, nas ações nas duas comunidades.

A manifestação no Chapadão, ocorreu no início da noite, após um adolescente ter sido morto em um confronto com a Polícia (PM). De acordo com a PM, o menor portava uma pistola automática e no confronto acabou sendo atingido e não resistiu ao ferimento. Em seguida, manifestantes fecharam a Estrada Rio do Pau e atearam fogo em cinco ônibus urbanos, que ficaram totalmente destruídos. Por medida de segurança, o comércio da região fechou as portas mais cedo.

Para terminar com a manifestação e liberar a pista ao tráfego, a PM enviou reforço para o local e um carro blindado, conhecido como "caveirão". Durante o protesto, os moradores fizeram barricadas com paus e pneus e impediram que os bombeiros prosseguissem na ação de apagar o fogo nos ônibus incendiados. A ação foi violenta e a PM teve de agir com energia para liberar a pista ao tráfego.

Já no Complexo do Alemão foram registradas duas ações. Na primeira pela manhã, três carros particulares foram atingidos por um incêndio nas proximidades da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), que fica na Avenida Itaoca, próximo ao Conjunto de Favelas do Alemão. Os carros estavam em um estacionamento. Dois veículos foram totalmente destruídos e um terceiro parcialmente atingido pelo fogo. Não houve protestos na região pela manhã, mas a Polícia Civil vai investigar se o ato teria relação com a morte da idosa Arlinda Bezerra de Assis, de 72 anos, na noite de domingo (27), após um confronto entre militares e traficantes de drogas que ainda agem na região. O enterro da idosa está marcado para às 12h no Cemitério de Inhaúma.

O protesto da noite, no Complexo do Alemão, foi convocado através das redes sociais. De acordo com a CPP, pouco depois das 19h30 de ontem (28), criminosos atiraram contra policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília em um dos acessos à comunidade. Em seguida, barricadas foram colocadas em alguns pontos da Estrada do Itararé, principal via de acesso às comunidades do Complexo do Alemão, e três ônibus foram incendiados na mesma via. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, que também fica na Estrada do Itararé, foi depredada.

Matheus da Silva Soares, de 18 anos, foi detido e outros dois menores; um de 15 e outro de 16 anos, foram apreendidos e levados para a 22ª DP (Penha). Eles estavam com pedras nas mãos e são suspeitos de participarem da depredação da UPA. Carlos Alberto de Souza Marcolino, 21 anos, foi ferido a tiro no peito e foi levado por moradores para a UPA. Ele foi medicado e precisou ser transferido para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

A UPA do Alemão está fechada hoje (29) para atendimento ao público, devido a depredação de parte de suas instalações. A unidade está entregando apenas medicamentos para pacientes que fazem uso de remédios contínuos. As pessoas que quiserem ser vacinadas contra a gripe estão sendo atendidas na Clínica da Família, que fica ao lado. O Centro de Atendimento Psicosocial que fica no mesmo prédio e atendente pacientes com problemas psiquiátricos, está com atividades suspensas nesta terça-feira (29). Uma agência do Banco Itaú na Avendida Itaoca, que fica em frente a comunidade Nova Brasília, teve os vidros estilhaçados e os caixas-eletronicos depredados. A agência está fechada para atendimento ao publico.

Policiais de outras UPPs, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do 3º BPM (Méier) e do 16º BPM (Olaria) ocuparam a Avenida Itararé. Pouco mais tarde, um outro ônibus foi queimado por criminosos, na Estrada do Pau Ferro, em Ramos. O policiamento segue reforçado no Complexo do Alemão com efetivo de outras UPPs.

Devido a destruição de quatro ônibus na noite passada, algumas linhas estão evitando passar nesta manhã pela Estrada do Itararé mudando o itinerário, por medida de segurança. De acordo com a RioÔnibus, que representa as empresas de transportes do município do Rio, do início do ano até agora, 43 ônibus urbanos foram totalmente destruídos em manifestações e protestos junto à comunidades da cidade. A empresa informa que um ônibus de 2011, incendiado num protesto, custa em média R$ 250 mil. O custo de reposição de um carro novo é de R$ 350 mil, porque na Cidade do Rio de Janeiro, por determinação da prefeitura, os novos ônibus têm de ser equipados com ar-condicionado.


JN


Dilma ainda seria reeleita no 1º turno contra Aécio e Campos, indica CNT

Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 37% dos votos — no último levantamento, a presidente tinha 43,7%. A maioria das intenções de voto perdidas pela presidente foram para aquele que aparece como seu principal concorrente. O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, teria 21,6% das preferências, 4,6 pontos percentuais a mais que os 17% aferidos na pesquisa de fevereiro.

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), por sua vez, teria 11,8% dos votos se a eleição presidencial fosse hoje — pouco além dos 9,9% medidos na pesquisa de fevereiro. A proporção de votos brancos e nulos permaneceu praticamente a mesma (foi de 20,4% para 20%), assim como a quantidade dos eleitores que não responderam ou não sabem em quem votar ainda (foi de 9% para 9,6%).

Segundo turno

Num possível segundo turno, a situação de Dilma é mais confortável. No cenário contra Aécio, a presidente receberia 39,2% dos votos, enquanto o tucano ficaria com 29,3%. Contra Eduardo Campos, a presidente teria uma vantagem ainda mais significativa: 41,3% contra 24% do presidente nacional do PSB.

Na comparação com a última pesquisa, contudo, a diferença do segundo turno também caiu. Em fevereiro deste ano, Dilma tinha 46,6% contra 23,4% de Aécio Neves. A diferença também diminuiu contra Eduardo Campos — em fevereiro, Dilma tinha 48,6% das intenções de voto e caiu para 41,3%, enquanto o ex-governador pernambucano cresceu de 18% para 24%.

A pesquisa leva em conta 2.002 entrevistas, feitas em 137 cidades de 24 unidades federativas das cinco regiões do País. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 25 de abril de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superiro Eleitoral) é 00086/2014.

O diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, avalia que a oposição está sendo beneficiada pela queda de Dilma.

— Os dados mostraram pela primeira vez arrancada da oposição. Houve migração dos votos que Dilma está perdendo. Entre os grandes pontos que explicam essa queda [da popularidade], está a diminuição acentuada de avaliação dos quesitos sociais. Os eleitores também começam a tomar ciência dos demais candidatos.

Limite de voto

Dilma é a única em que pelos menos 23,2% dos entrevistados votariam — 29,4% consideram a presidente como opção de voto, enquanto 43,1% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A presidente é desconhecida por apenas 0,8% dos entrevistados.

Já Aécio é o único candidato que 11,9% dos pesquisados aprovariam — outros 33% poderiam votar nele e 32,4% nunca votariam no tucano. Entre os entrevistados, 16,6% nunca ouviu falar do senador mineiro.

Já o socialista Eduardo Campos tem a preferência de 6,1% dos entrevistados, enquanto 29,3% dizem que poderiam votar nele — 29,9% nunca votariam nele. Campos é o menos conhecido entre os principais candidatos: 29,2% da população não sabe que ele é.

Segundo a CNT, considerando um cenário em que todos os candidatos são conhecidos pela população, o potencial positivo de Dilma para vencer as eleições é de 53%; o potencial negativo, de 38,8%.

Aécio Neves tem potencial positivo de 53,8% e negativo de 38,8%. Já Eduardo Campos tem 50% de potencial positivo e 42,2% de potencial negativo.

R7


SP está em estado de atenção por causa do frio

O GGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção desde o final da noite de segunda-feira (28) por causa das baixas temperaturas. Durante a madrugada desta terça-feira (29), as temperaturas oscilaram entre 11ºC e 13ºC e os percentuais de umidade relativa do ar giraram em torno dos 85%. Não há previsão de chuvas na capital e Grande São Paulo.

A Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) considera que, entre 13ºC e 10ºC, o estado na cidade é de atenção, enquanto abaixo de 10ºC é de alerta.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou às 6h 12,1ºC no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Na segunda-feira, foi registrado 13,2ºC, a menor temperatura média do ano. Em toda a capital, os termômetros não passaram de 19,7ºC. A região que registrou a temperatura mais baixa foi São Mateus, na zona leste, com apenas 11,1ºC.

Segundo os meteorologistas, as temperaturas na cidade permanecem baixas por causa de uma massa de ar frio de origem polar que se intensifica na região. A manhã inicia com poucas nuvens, frio e temperaturas que, embora aumentem nas próximas horas, não devem ultrapassar os 23°C. A temperatura média registrada pelas estações meteorológicas automáticas do CGE é de 12°C e a umidade relativa do ar encontra-se por volta dos 88%.

O dia terá predomínio de sol entre poucas nuvens. Não há previsão de chuvas na capital e Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínima de 11ºC e máxima de 23ºC. Os percentuais de umidade relativa do ar declinam e o menor valor pode chegar aos 32%.

Na quarta-feira (30), as condições atmosféricas se repetem. A previsão é de frio na madrugada com termômetros por volta dos 11ºC e a máxima sobe um pouco mais durante a tarde, com previsão de 24ºC. As menores taxas de umidade relativa do ar caem um pouco mais e podem chegar aos 30% ou ficarem ligeiramente abaixo desse valor. O dia vai terminar sem expectativa de chuvas.


R7


Brasileiros continuam a usar IE mesmo com falha grave

No sábado, 26, a Microsoft vez um alerta sério: todas as versões em uso do Internet Explorer estão vulneráveis por conta de uma brecha descoberta pela FireEye. A situação é tão grave que o governo dos Estados Unidos recomendou que os internautas do país parem de usar o navegador, mas parece que as pessoas não se assustaram.

A participação de mercado do IE não caiu significativamente nos últimos dias, como era de se esperar; pelo contrário: em determinadas regiões, até subiu.

O Brasil é uma das poucas exceções, pois aqui houve uma leve baixa entre domingo, quando 16,88% dos internautas usavam o IE, e ontem, com a participação fechando em 14,5%.


Reprodução
Nos EUA, mesmo com uma recomendação oficial, o navegador acabou ganhando adeptos, vendo sua participação subir de 24,61%, no domingo, para 27,95%. Isso também ocorreu em nível global. Se no domingo o Internet Explorer contava com 19,69% do mercado, na segunda-feira ele já tinha 21,49%.

O IE se manteve estável na Ásia (de 21,26% a 20,41%) e na América do Sul (15,27% a 14,78%), mas cresceu na Europa (15,57% a 18,32%) e na América do Norte (24,2% a 27,42%).

Olhar Digital