O chamado Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty (INF, na sigla em inglês), foi assinado em dezembro 1987 pelos então presidentes dos EUA Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev. É considerado um dos principais acordos de desarmamento entre as duas superpotências ao final da Guerra Fria. Segundo o jornal, trata-se do mais grave caso de descumprimento de uma obrigação de desarmamento internacional por parte da Rússia.
De acordo com a reportagem, Moscou testou mísseis de cruzeiro em 2008. As primeiras suspeitas de que a Rússia havia descumprido o tratado surgiram no final de 2011, mas só agora o governo americano conseguiu reunir provas concretas da quebra do tratado. Não foram divulgados detalhes sobre os testes realizados, apenas que o governo americano tem certeza de que foram realizados. Ainda de acordo com a publicação, Barack Obama deve se pronunciar em breve.
A revelação publicada pelo The New York Times representa um elemento a mais de tensão nas relações diplomáticas entre Estados Unidos e Rússia. As duas potências mantêm divergências importantes com relação à crise na Ucrânia, na Rússia e também quanto ao asilo concedido por Moscou ao ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.
Via Época
0 comentários:
Postar um comentário