sábado, 28 de março de 2015

Atitudes que melhoram a saúde em até um minuto

Ter uma saúde de ferro todo mundo quer, mas encontrar tempo para se dedicar a essa melhora da qualidade de vida é o problema. No entanto, algumas atitudes simples do dia a dia podem ajudar na saúde e o melhor: em apenas 60 segundos. Que tal aderir?


Respirar fundo


Respirar fundo e calmamente traz um benefício enorme de redução do estresse no corpo, pois consegue barrar a produção deliberada do cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, um estudo publicado no periódico científico PLOS ONE, feito por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts junto com o Centro Médico Beth Israel Deaconess, ambos nos Estados Unidos, mostrou que respirar fundo pode até mesmo produzir mudanças imediatas na expressão de genes envolvidos com a função imunológica, metabólica e de secreção de insulina.

A dica é: não importa onde, tire um minuto para respirar fundo, concentrando-se no ar que entra e sai. O relaxamento é certo.


Gargalhar

Além de ser gostoso, dar uma boa gargalhada é quase uma terapia. Rir faz bem para a mente e também para o corpo. Um estudo da Universidade de Loma Linda, no Canadá, mostrou que a risada aumenta a liberação de hormônios protetores da saúde do corpo.

“Nossos resultados nos levam a acreditar que procurar experiências boas que nos fazem rir pode fazer muito pela nossa fisiologia ficar bem”, disse o líder do estudo, Lee Bark, em comunicado.

Uma boa risada não dura mais que um minuto, certo? É algo rápido e ótimo para a saúde.

Alongar

Alongar-se não é apenas um momento relaxante no começo do dia ou no meio de atividades estressantes. Segundo um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, alongar-se três vezes por semana ou fazer uma caminhada eleva a autoestima das pessoas acima dos 60 anos.

Apimentar a comida

Para quem não sofre com nenhum desconforto gástrico, adicionar pimenta à refeição é uma forma simples de proteger o fígado. Uma pesquisa feita no Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação da Faculdade de Biociências da PUC do Rio Grande do Sul e publicada no periódico canadense Cell Biochemistry and Biophysics mostrou que a pimenta e o cacau podem proteger o fígado e retardar o surgimento da fibrose hepática, uma doença que evolui para a cirrose. Isso acontece porque a capsaicina, componente que deixa a pimenta ardida, é excelente protetora do fígado.

A pimenta estudada foi a dedo-de-moça, mas outras variedades – desde que sejam ardidas – também contêm capsaicina, trazendo benefícios semelhantes.

Abraçar

Aquele abraço afetuoso pode fazer muito pela saúde. A razão? Manda o estresse embora e protege o corpo contra infecções. Um estudo feito por psicólogos da Universidade Carnegie Mellon e publicado no periódico da Associação pela Psicologia Científica, nos Estados Unidos, mostrou que o suporte social que o abraço dá reduziu o risco de infecção enquanto pessoas passavam por situações conflitantes. O estudo também mostrou que o abraço reduz os efeitos deletérios do estresse.

“O aparente efeito protetor dos abraços pode ser tributado ao contato físico em si ou pelo fato de um abraço ser um comportamento que indica apoio e intimidade”, declarou Sheldon Cohen, um dos autores do estudo.

Comer chocolate amargo

Estudos dizem que 30 gramas de chocolate amargo por dia é benéfico para o coração. O resveratrol, que há no vinho tinto e é tão benéfico para a saúde cardiovascular, também habita uma deliciosa barra de chocolate amargo. Um estudo publicado no British Medical Journal mostrou que o consumo desse chocolate, desde que tenha no mínimo 60% de cacau, pode prevenir infarto e AVC.

Tirar 60 segundos do seu dia para consumir 30 gramas de chocolate amargo é uma boa ideia para a saúde.


Otimismo

Um estudo publicado pela Associação de Psicologia Científica mostrou que uma atitude positiva diante da vida protege o sistema imunológico. Logo, aquelas gripes, resfriados e outros problemas causados por baixa imunidade ficam bem longe daquele que encara o dia a dia de uma forma leve.

Além disso, uma pesquisa publicada no periódico da Associação Americana de Cardiologia mostrou que o otimismo diminui o risco de eventos cardiovasculares e morte em mulheres.

Que tal se esforçar a pensar em coisas boas gradativamente? Comece com um minuto por dia.

Lavar as mãos
Parece óbvio, mas nem todos seguem essa recomendação à risca. Lavar as mãos com água e sabão é uma forma eficaz de se proteger de gripes, resfriados e outros vírus que são transmitidos pelo contato, como o da conjuntivite, por exemplo. A Organização das Nações Unidas ressalta a importância da higiene desses membros.

Segundo a ONU, lavar as mãos com sabão é uma das vacinas mais baratas e eficazes contra doenças virais. Basta um minuto para higienizar corretamente as mãos e manter a saúde trincando.

 Via Mídia News


Rússia planeja construir estação espacial com a Nasa


A Rússia anunciou neste sábado (28) planos de construir uma estação espacial orbital com a Nasa, para substituir a Estação Espacial Internacional (ISS), que irá operar até 2024.

Rússia e Nasa concordaram recentemente em continuar financiando e operando na ISS até 2024, mas futuros planos espaciais conjuntos continuavam sendo dúvida, devido à relação tensa entre Rússia e Estados Unidos por causa do conflito na Ucrânia.

"A Roscosmos, juntamente com a Nasa, irá trabalhar em uma futura estação orbital", afirmou o diretor da agência espacial russa, Igor Komarov, citado pela agência de notícias Interfax.

Komarov fez o anúncio na companhia do representante da Nasa Charles Bolden, na base de Baikonur, Cazaquistão.

"Concordamos que o grupo de países que fez parte do projeto da ISS irá trabalhar em um projeto futuro de uma nova estação orbital", informou Komarov.

"O governo russo estudará os resultados das conversas entre Roscosmos e Nasa. As decisões serão tomadas em breve", publicou o vice-premier russo, Dimitri Rogozin, em sua conta no Twitter.


O novo filme de James Bond já tem teaser


Os fãs do agente secreto mais famoso do mundo do cinema podem a partir de hoje ver as primeiras imagens de 007: Spectre, o novo filme de James Bond, com a revelação do seu primeiro teaser.
Esta nova fita de 007 dá continuidade aos acontecimentos de Skyfall, um dos capítulos mais aclamados do franchise e aquele que mais rendeu nas bilheteiras mundiais, mas agora explora com maior profundidade o passado de James Bond, que volta a ser interpretado por Daniel Craig. O agente secreto descobre uma mensagem encriptada ligada à sua infância e parte assim numa nova missão para desmascarar uma organização sinistra.

007: Spectre tem
data de estreia marcada em Portugal para 6 de novembro e é já um dos filmes mais aguardados do ano. Enquanto não chega às salas, podes ir vendo o seu primeiro teaser trailer, que se encontra em baixo neste artigo.


Renato Janine Ribeiro, crítico de Dilma e do governo, será o novo ministro da Educação do governo Dilma

Brasília - O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, manifestou-se sábado (28), em rede social, sobre o convite que recebeu da presidente Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no comando da pasta.

O novo ministro da Educação, que tomará posse dia 6 de abril, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na obra do filósofo inglês Thomas Hobbes, sobre quem focou suas pesquisas de mestrado e doutorado. Sobre o filósofo, Ribeiro publicou os livros A Marca do Leviatã e Ao Leitor Sem Medo.
Ribeiro escreveu ainda ensaios sobre filosofia política focando a realidade brasileira. Ele venceu o Prêmio Jabuti em 2001 com a obra A Sociedade Contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil. O filósofo tem ainda publicações que tratam de democracia, da relação da universidade com a sociedade e sobre a forma de fazer política em geral. Ao todo Ribeiro tem 18 livros editados, além de ensaios e artigos em publicações científicas.

No serviço público, além de ter sido aprovado no concurso para professor da USP, Janine atuou como membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997), do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ribeiro fez mestrado na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library.

Janine Ribeiro afirma em entrevista na edição deste mês da revista "Brasileiros" que a presidente Dilma Rousseff não faz política, tem uma concepção de governo "autoritária" e não dá autonomia aos ministros.

Segundo Janine Ribeiro, professor aposentado de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), o governo foi "uma decepção do ponto de vista econômico" e por isso é obrigado agora a adotar uma política "tucana".

"Na verdade, é uma concepção de governo que não precisa prestar contas à sociedade. É isso que a Dilma está mostrando. Uma concepção de governo muito inquietante, porque é, no limite, autoritária. Adota as medidas que precisam ser adotadas, mas não explica. E não explica por que prometeu fazer uma coisa e está fazendo o contrário", diz, citado pelo portal G1.

O próximo ministro da Educação considera "meio triste" o período de 12 anos de governo do PT "sem enfrentar jamais o capital".

Na entrevista à revista Brasileiros, Janine Ribeiro também critica o PSDB, principal partido de oposição, e avalia que a mídia " é simpática a eles [os tucanos] e detesta o PT".

Janine Ribeiro defende que a esquerda crie seus próprios órgãos de mídia em vez de "uma proliferação de blogs, que alguns chamam de sujos".

Em um texto de agradecimento, divulgado nas redes sociais, pelo apoio recebido de várias pessoas, Ribeiro se mostrou animado. "Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é o caminho, ou um dos principais".

Ele contou que o convite surgiu na quinta-feira (26), quando recebeu uma ligação do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. "Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar esse cargo. Aceitei".

O professor e filósofo disse ainda que após conversar com Dilma e Mercadante, foi ao Ministério da Educação (MEC), onde se encontrou com o secretário executivo, Luiz Cláudio Costa, que ocupa interinamente o comando da pasta.

"Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. É bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores", disse. "E espero que a educação constitua um desses pontos que permitam unir o país, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança", completou.

Ribeiro lembrou que o ministério continua nas mãos de Costa até o dia 6 de abril, quando tomará posse. "Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer e cumprirei o dever de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. Afinal, como pode alguém ir para a educação se não começar estudando"?


Via Agência Brasil


quarta-feira, 25 de março de 2015

Real Madrid não cede Santiago Bernabéu para a final da Copa do Rei


Apesar da Federação Espanhola ter concordado em realizar a final da Copa do Rei no Santiago Bernabéu, o Real Madrid melou o acordo e não vai ceder a sua casa para que Barcelona e Athletic Bilbao façam a decisão do torneio.

Nesta quarta-feira, a decisão madridista foi revelada, mas os dirigentes do Barça já estavam sabendo desde o último domingo, antes do clássico entre os dois clubes, pelo Campeonato Espanhol. Barcelona e Athletic a princípio aceitaram que a partida fosse no Bernabéu, pois poderiam dividir a carga de ingressos em 40 mil para cada torcida.
Com isso, o Barcelona acabou vencendo a eleição para que o Camp Nou seja o palco da decisão diante dos bascos. Por 26 votos a 18 em uma reunião na Federação Espanhola, a casa catalã foi escolhida para o duelo que vale a taça da Copa do Rei, no dia 30 de maio.

Via Portal Vox


Crédito bancário deve desacelerar pelo 5º ano seguido em 2015, diz BC

Em um cenário de alta dos juros para conter as pressões inflacionárias, e do aumento da tributação sobre os empréstimos, anunciada no início deste ano pelo governo federal para ajudar nas contas públicas, o crédito bancário deve sofrer nova desaceleração em 2015, segundo estimativa divulgada pelo Banco Central nesta quarta-feira (25).

A nova previsão do Banco Central, divulgada pelo chefe do Departamento Econômico da instituição, Tulio Maciel, é de que o crédito ofertado pelas instituições financeiras cresça 11% neste ano, contra a expectativa anterior (+12%) divulgada em dezembro do ano passado.

Em 2014, avançou 11,4%. Em 2009, subiu 15%, acelerando para 20,6% de alta em 2010. Em 2011, 2012 e 2013, porém, houve desaceleração, com as seguintes elevações: 18,8%, 16,4% e 14,6%. Deste modo, se confirmado, 2015 será o quinto ano seguido no qual o crédito crescerá menos do que no ano anterior.
De acordo com Tulio Maciel, do Banco Central, a previsão de aumento do crédito bancário, em 2015, foi revisada de 12% para 11% por conta do nível de atividade da economia brasileira, e, também devido ao comportamento dos empréstimos nos dois primeiros meses deste ano.

Comportamento em 2015


 Segundo a autoridade monetária, o volume total do crédito das instituições financeiras registrou aumento de 0,5% em fevereiro deste ano, para R$ 3,02 trilhões, após registrar, em janeiro, uma queda de 0,2%. Na parcial do primeiro bimestre, o crescimento do estoque de crédito bancário foi de 0,3% e, em doze meses até feveireiro, de 11%. No fim de fevereiro, o volume de crédito dos bancos atingiu 58,6% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo patamar de janeiro.

De acordo com o BC, as operações com recursos livres (sem contar habitacional, rural e do BNDES) alcançaram volume de R$ 1,56 trilhão em fevereiro, aumentos de 0,1% no mês e 5,2% em doze meses.

"A evolução mensal foi determinada pelo crédito às empresas, que registrou saldo de R$ 783 bilhões, aumento de 0,6%, destacando-se as modalidades de conta garantida, repasses externos e financiamento a exportações - essas duas últimas, influenciadas pela depreciação cambial do período. Na carteira de pessoas físicas, ocorreu retração de 0,3%, ao totalizar R$ 784 bilhões, determinada, principalmente, pela diminuição das operações de cartão à vista", informou a autoridade monetária.

O crédito direcionado, de acordo com a instituição, alcançou saldo de R$ 1,45 trilhão em fevereiro, após crescimentos de 0,8% no mês e de 18,1% em doze meses.

"Os financiamentos a pessoas físicas totalizaram R$ 644 bilhões, com expansão mensal de 1%, determinada pela evolução da carteira de crédito imobiliário. As operações destinadas às empresas somaram R$ 815 bilhões, crescimento de 0,6%, refletindo, principalmente, a variação no saldo dos financiamentos para investimentos com recursos do BNDES, influenciada parcialmente pela depreciação cambial verificada no período", informou o BC.

Crédito livre X direcionado


 De acordo com informações da autoridade monetária, o crédito com recursos livres, ou seja, retirando as operações imobiliárias, do BNDES e rural, que teve alta de somente 4,7% em todo ano passado, deve avançar 6% neste ano. A previsão anterior, feita em dezembro do ano passado, era de uma alta maior (7%).

No caso do crédito direcionado (BNDES, rural e imobiliário), a previsão do Banco Central é de um crescimento de 16% neste ano - mesma expectativa de dezembro. Em 2014, o crédito direcionado avançou 19,6%.

Bancos públicos X privados


 As previsões do Banco Central são de que o crédito bancário continuará sendo puxado, neste ano, pelos bancos públicos, com previsão de 14% de alta - após o aumento registrado de 16,5% no ano passado.

A estimativa da autoridade monetária para a expansão do crédito pelos bancos privados nacionais, para este ano, recuou de 9%, em dezembro, para 7% de alta. Em 2014, o estoque de crédito dos bancos privados nacionais avançou 6,4%.


Via G1


Ministro da Comunicação Social pede demissão

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou nesta quarta-feira (25) que o ministro Thomas Traumann (Comunicação Social) entregou pedido de demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou.

Nota divulgada pelo Palácio do Planalto não informa o motivo nem diz quem assumirá a pasta (leia a íntegra ao final desta reportagem).

Traumann é o terceiro ministro a deixar o cargo no segundo mandato da presidente
Dilma Rousseff. Além dele, saíram Cid Gomes (Educação), substituído interinamente por Luiz Cláudio Costa; e Marcelo Néri (Secretaria de Assuntos Estratégicos), substituído por Roberto Mangabeira Unger.
Conforme a Secretaria de Imprensa, o atual secretário-executivo da Secom, Roberto Messias, assumirá o comando da pasta de forma interina, até que Dilma nomeie um sucessor.

Minutos após a Presidência confirmar a saída de Traumann, o ex-ministro usou sua conta no microblog Twitter para postar trechos da música “Novos Rumos”, do compositor Paulinho da Viola.

“Vou imprimir novos rumos ao barco agitado que foi minha vida. Fiz minha velas ao mar, disse adeus sem chorar e estou de partida. Todos os anos vividos são portos perdidos que eu deixo para trás. Quero viver diferente, que a sorte da gente é a gente que faz”, escreveu.

A Secretaria de Comunicação Social é responsável pela interlocução do Palácio do Planalto com a imprensa, por gerenciar as estratégias de comunicação de todos os ministérios e definir a aplicação das verbas publicitárias do governo nos veículos de comunicação.

É a Secom também o órgão responsável pelo gerenciamento das redes sociais da Presidência. Atualmente, a presidente Dilma e o Palácio do Planalto possuem perfis em Twitter, Facebook, Instagram e Vine. Todo o conteúdo relativo à ela e à Presidência publicado nessas páginas passa pela aprovação da Secretaria de Comunicação.

Há cerca de um ano no comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Traumann é jornalista. Na primeira gestão de Dilma, atuou por cerca de um ano como porta-voz da Presidência – era responsável pelas relações com a imprensa.

Como ministro da Secretaria de Comunicação Social, foi responsável por conduzir a Pesquisa Brasileira de Mídia, a fim de auxiliar o Planalto a tomar decisões relacionadas à publicidade oficial.

Na semana passada, parlamentares de oposição
defenderam a demissão do ministro, devido a um documento interno divulgado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" que teria sido elaborado pela Secretaria de Comunicação e apontava uma situação de “caos político” no país, “comunicação errática” do governo e defendendo mais investimentos em propaganda em São Paulo. Comissões da Câmara e do Senado aprovaram convite para que o ministro esclarecesse aos parlamentares o conteúdo do documento.

No último dia 19, após o pedido de demissão de Cid Gomes, a presidente Dilma Rousseff disse que poderia fazer "alterações pontuais" no governo, mas, afirmou, "
não tem reforma ministerial".

Nota
Leia abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pela Presidência.


NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff aceitou hoje, 25, o pedido de demissão do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann.

A presidenta agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz.

Secretaria de Imprensa
Presidência da República



Via G1


Cientistas tentam extrair ouro de fezes humanas


Pesquisadores americanos estão investigando formas de extrair ouro e metais preciosos de esgoto doméstico.

O grupo identificou resíduos de ouro nas estações de tratamento de esgoto americanas em níveis que, se encontrados em rochas, justificariam comercialmente a atividade de mineração.

"O ouro que encontramos foi no nível de um depósito mineral mínimo", disse uma das autoras do estudo, Kathleen Smith, da US Geological Survey (USGS).

"Há metais em todo lugar: nos produtos para cabelo, em detergentes, até nanopartículas colocadas em meias para reduzir o mau odor", completou. Esses produtos acabam indo para o esgoto e se misturando às fezes.

Imagem do estudo mostram partículas de chumbo e de ouro em esgoto

Os detalhes do estudo foram divulgados na reunião nacional da American Chemical Society (ACS), em Denver.

A extração de metais a partir de resíduos também poderia ajudar a conter a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente.

Segundo o estudo, qualquer que seja sua origem, os dejetos contendo esse metais são canalizados a estações de tratamento de esgoto; muitos desses metais acabam entre os resíduos sólidos filtrados nessas estações.


Esses dejetos contém, além de ouro e prata, metais raros, como paládio e vanádio.

"Queremos recolher metais valiosos que poderiam ser vendidos, incluindo alguns dos metais tecnologicamente mais importantes, como o vanádio e cobre, usados na fabricação de telefones celulares, computadores e ligas", disse Smith.

A equipe estima que sete milhões de toneladas de resíduos sólidos saiam das estações de tratamento de esgoto dos Estados Unidos a cada ano.

Cerca de metade é usada como fertilizante, enquanto a outra metade é incinerada ou enviada para aterros sanitários.

Os cientistas estão fazendo experiências usando as mesmas substâncias químicas, chamadas de lixiviados, que a mineração industrial usa para extrair metais de rochas.

Embora alguns desses lixiviados tenham uma reputação ruim por afetar os ecossistemas quando vazam ou são derramados no meio ambiente, Smith diz que, em um ambiente controlado, eles poderiam ser usados com segurança para extrair metais de resíduos sólidos tratados.

Em um estudo anterior, uma equipe de cientistas calculou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até US$ 13 milhões em metais.

Via BBC